Definição e divulgação de horários

A definição e devida divulgação dos horários do transporte escolar deve ser definida na fase do planejamento. A adequada definição da programação horária dos trajetos é fundamental para o prestador do serviço, para os alunos (e seus responsáveis), bem como para o Gestor do transporte escolar verificar a sua correta prestação.

O objetivo principal da programação horária do Transporte Escolar é garantir um atendimento eficaz e confiável aos estudantes, além de permitir o uso do mesmo veículo em diferentes rotas.

Nesse sentido, algumas condições mínimas devem ser definidas nesta etapa:

Definir os horários de início e término do itinerário;

Estabelecer o horário adequado para o funcionamento das escolas.

A definição eficiente do início e término das aulas tende a otimizar a utilização do mesmo veículo do transporte escolar em diferentes turnos e rotas.

Consulte aqui os principais orientativos sobre o tema:

Manual do Transporte Escolar – Guia Completo de Boas Práticas – produzido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Disponível em:   https://www.tce.pe.gov.br/

Manual de Planejamento do Transporte Escolar Rural – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Brasília, janeiro de 2010. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnate/manuais-e-material-de-apoio

Cartilha do Gestor do Manual de Planejamento do Transporte Escolar Rural – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Brasília, janeiro de 2010. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnate/manuais-e-material-de-apoio

Gestão e Planejamento do Transporte Escolar - elaborado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - FCT/UFG – em parceria com o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: https://transportes.fct.ufg.br/p/32138-cursos-de-capacitacao

Normas para gestão do transporte escolar público do Paraná / Sandra Teresinha da Silva [e] Elisângela Belniaki Hochuli organizadoras. – Curitiba: SEED/PR., 2014. Disponível em: http://www.siget.pr.gov.br/