Distâncias e tempos de deslocamento
A adequada regulamentação do sistema de transporte escolar nos municípios e estados desempenha um papel fundamental na definição de diretrizes claras e objetivas para a prestação desse serviço, buscando a efetividade da política pública, desde a sua concepção até a execução. Nesse sentido, é necessário que sejam definidos alguns elementos essenciais para o planejamento do transporte escolar na região:
- Distância mínima entre a casa do aluno e a escola, a partir da qual o aluno terá direito garantido à utilização do serviço de transporte escolar. Neste aspecto, é importante que o normativo aborde os casos em que o aluno ou a escola estão em locais de difícil acesso e aponte as soluções viáveis, como por exemplo, a combinação de veículos;
- Distância máxima de deslocamento do aluno até o ponto de embarque mais próximo, fixando a distância máxima a ser percorrida pelo aluno;
- Tempo máximo de permanência dos alunos nos veículos, definindo o tempo máximo para o aluno permanecer em deslocamento. Este ponto está diretamente relacionado com a otimização de rotas, que inclui identificação de locais de transbordo, entroncamentos e estratégias de combinação dos tipos de transportes oferecidos.
Consulte aqui os principais orientativos sobre o tema:
- Cartilha de Regulação do Transporte Escolar Rural (https://www.fnde.gov.br/phocadownload/programas/transporte_escolar/cartilha_gestor_regulacao.pdf)
- Manual de Planejamento do Transporte Escolar Rural (https://www.fnde.gov.br/phocadownload/programas/transporte_escolar/manual_planejamento.pdf)
- Guia do Transporte Escolar (https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnate/media-pnate/cartilhas-e-manuais/guia_do_transporte_escolar.pdf)
- Manual do Transporte Escolar - Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (https://www.tce.pe.gov.br/internet/docs/tce/MTE-PE__MAR22.pdf)