Planejamento Integrado

Com o intuito de prestar um serviço de transporte escolar de qualidade de forma que atenda às necessidades de sua população local com maior geração de benefícios e o menor custo possível o gestor público deve realizar, primeiramente, o planejamento.

Uma maneira de realizar o planejamento do transporte escolar é por meio do planejamento integrado. Este forma possui três níveis: estratégico, tático e operacional.

Nível estratégico: Em geral é responsável por toda a base de expectativas quanto aos resultados a serem obtidos e os horizontes de tempo para estas realizações.

Nível tático:  Desenvolve a solução para os problemas e requisitos definidos durante o nível estratégico.

Nível operacional:  Responsável pela execução do que foi determinado nos níveis estratégicos e táticos, e pelo fornecimento de elementos para o monitoramento e avaliação do plano em suas diversas etapas.

Consulte aqui os principais orientativos sobre o tema:

Cartilha do Gestor do Manual de Planejamento do Transporte Escolar Rural – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Brasília, janeiro de 2010. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnate/manuais-e-material-de-apoio

Manual de Planejamento do Transporte Escolar Rural – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Brasília, janeiro de 2010. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnate/manuais-e-material-de-apoio

Gestão e Planejamento do Transporte Escolar - elaborado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - FCT/UFG – em parceria com o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: https://transportes.fct.ufg.br/p/32138-cursos-de-capacitacao